Música não é cartão de visita de DJ

Fico espantado as vezes quando alguém me procura no MSN, normalmente DJs,  pedindo dicas de produção musical, e logo percebo que a pessoa quer mesmo é só quer aprender uma receitinha de bolo pra fazer um som igual a o que tá fazendo sucesso por aí, pra enfiar uma trackzinha qualquer no Myspace dele.

E isso não é limitado à galera iniciante no mundo da música eletrônica: existem vários DJs excelentes e experientes inventando de fazer qualquer som, inclusive sons que não tem nada a ver com o seu set, pra somente (acredito eu) incluir no seu currículo e release que ele é um “produtor”.

Gente, esse lance de chamar quem faz música eletrônica de “produtor” é uma visão muito míope, por exemplo: o Gui Boratto não é só produtor, ele é um grande compositor, músico, engenheiro de áudio e TAMBÉM um produtor musical.

Eu acho que esse lance de todo DJ se obrigar a fazer música muito sem nexo e sem futuro nenhum: música você tem que fazer por amor, por uma necessidade de ser expressão, e não pra encher o release ou o currículo.

Isso é fácil de constatar: já reparou como existem diversas bandas que estouraram nos anos 80, 90,  e que até hoje elas existem, mesmo fazendo um show a cada 6 meses e sem ganhar dinheiro? É simples: são pessoas que amam a música, que precisam da música, precisam se expressar, independente de fazer música pra que seja um sucesso ou seu ganha-pão.

Sinceramente eu acho que não serve pra nada um DJ que é excelente se meter a fazer qualquer música, só porque sente uma pressão do mercado, acho que no final das contas isso pode depreciar o trabalho dele como DJ.

Acho também que esse lance de todo DJ ser produtor daqui a pouco vai morrer, da mesma forma que esse papo de “live” está cada vez mais fraco, já vi aqui no Rio projetos que se autointitulavam live e tocavam com o Traktor (????) ou com sets pré-mixados no Ableton Live.

Faça música por amor, faça música porque você quer se expressar por ela, faça música porque você está com uma boa idéia na cabeça… se você não entende nada de produção musical sente ao lado de um produtor/engenheiro e vá dando as coordenadas (o Patife começou assim e estourou).

Música é pra ser feita por amor e por vontade de se expressar, não pra ser cartão de visita de DJ.

Não importa se sua música é genial ou muito ruim, isso é questão de gosto e sempre vai ter gente que vai curtir ou odiar o que você faz, o grande lance de fazer música é se sentir feliz e realizado compondo e produzindo seu som!

Também não importa se você não entende nada de produção, de teoria musical, de harmonia, de mercado, etc: se você quer mesmo fazer música estude bastante, pesquise muito, ouça muita música e não tenha pressa! Tenho certeza depois de uns anos de muito trabalho duro você vai aprender a por pra fora tudo que está dentro da sua cabeça e transformar em música, seja usando um computador ou um violão!

Lógico, claro e evidente que se você é um DJ que faz ótimas músicas consequentemente suas músicas se tornarão seu cartão de visita, mas isso tem que ocorrer de forma natural, uma consequência e não um objetivo principal! ;)

Tá aí, mais um post polêmico, mas é que tenho visto tanta coisa sem nexo por aí que precisava desabafar.

O que você pensa sobre o assunto? Comenta aí!

Autor: Felippe Senne
Data: 18 de março de 2010
Categorias: Mercado, Polêmica
Tags: , , .

23 Comentários

  • Diogo Ésse em 03.18.10

    Dez Senne!!!!!


  • Gabriel Lucas em 03.18.10

    Os americanos que custam usar termos nesse sentido, mas concordo, e quando se escuta algo assim, já se entende:

    A Música (ou qualquer outra arte) deve ser "de verdade".

    Não adiante tentar fabricar, se não soar "de verdade" não vai tocar o coração de ninguém. Totalmente piegas (e frase de filme do Robin Willians), mas para mim é verdade!


  • felippesenne em 03.18.10

    boa!!!!


  • felippesenne em 03.18.10

    Fazer as coisas com VERDADE é sempre o segredo do sucesso a longo prazo! =)


  • Roger Spalding em 03.18.10

    Muito fato isso!Muito fato isso!
    Assim como tem gente, no mundo corporativo, que mente no currículo e depois se ferra na entrevista ou no trampo em si, tem DJ que faz isso. Lamentável! Mas é uma pressão do mercado, atualmente, por DJs produtores e se fizer "live", melhor ainda… Mas lá na Europa as casas já perceberam que o cara pode produzir, mas não sabe segurar uma pista como um DJ, pq produzir é uma coisa… manter a pista e fazer todo mundo se divertir é beeeem diferente.
    Em algum momento o pessoal do Brasil vai se ligar nisso, mas daí a Europa estará em outra vibe já.


  • Marcus Varèse em 03.18.10

    Faça musica com muito amor, porque por obrigação e dinheiro tem um monte de gente fazendo
    Agora claro, se puder unir musica, amor e o dinheiro, se torna tudo mais prazeroso ainda!

    Abraços parceiros


  • Marcus Varèse em 03.18.10

    errei no inicio da frase, é Faça musica "por" amor


  • Jonny.S em 03.18.10

    Meu Primeiro contato com Produção Foi no Ilan kriger.net, depois conheci o site do felippe.
    Inicialmente eu queria ter um retorno como DJ exatamente como o felippe falo só por acrescentar no release eu CONFEÇO!!!
    Mais quando entrei pela primeira vez no site do Ilan e do Felippe tive a certeza que queria produzir algo inicialmente pra mim como um Robin. Depois foi crescendo a necessidades de produzir. Hoje posso dizer que Não sou Produtor mais consigo transformar minhas Idéias em Musica.
    E hoje sei o quanto ainda devo caminhar para chegar a algum lugar como Produtor.


  • anderson rozatto em 03.18.10

    bom, mais um otimo post….
    O que vai ter de gente tentando pegar samples de congas, bongos, qualquer coisa " tribal" para "estourar",

    é gente é complicadissimo…mas….a coisa não é facil como parece não!

    Fazer música tem que ter amor mas muita gente esquece que requer tbm muito trabalho e estudo!

    Até


  • X-ARO Project em 03.18.10

    Isso é certo, até o próprio nome "DJ" já esta manjado, "LIVE" da mesma forma, acho q isso tudo é pq vai saturando demais e acaba caindo na mão de quem não entendi nada, é foda msmo. Sobre o assunto, todo DJ acha q tem que ser produtor, pois pra ele ser também produtor significa STATUS, e acabada saindo coisa de má qualidade, pois nem sempre um bom dj é um bom produtor. É isso…


  • DJ RODRIGO 2U em 03.18.10

    Bem, eu ja cansei de comentar sobre isso com você, na qual eu acho que a producao tem que ser algo natural na carreira do Dj…

    E outra, mesmo que aqui seja frequentado por produtores, eu sempre vou manter minha opiniao, nao apenas eu nao fazer o uso direito dos programas nao, e sim pelo que eu acho que a coisa pode andar desse jeito: Nao é necessário vc ter domínio dos programas para cair nos estúdios! Voce pode muito bem assinar uma musica, um remix, estando junto com uma pessoa que sabe o manuseio dos programas, plugins, vsts…enfim….a parafernalia toda que é ultilizada para producao.

    Eu sempre falei com o próprio felippe, que o sucesso está muito além de apenas fazer uma música! Exige experiencia, feeling, divulgacao e networking, que ta valendo muito hj no mercado…E nao adianta dizer que é facil nao, é muito dificil saber se promover, requer muita forca de vontade e planejamento.

    Eu to cansado também de ler release de djs conhecidos da cena, falando de ser produtor, e quando ouvimos o som, agente ouvindo o set do dj, nao consegue imaginar onde se encaixa no proprio set…

    Enfim…

    Acho que alem de se sentir realizado, a pessoa tem que ter um senso critico de sua carreira de produtor, pois, nao vale apenas o amor, pois voce pode fazer as musicas com amor, e nao ter chegado num patamar que a coisa seja ainda consumida pelos djs…

    Vamos com calma galera, é interessante ter musicas proprias, mas acho que as vezes ta faltando alguma coisa, ou MUITA COISA nas musicas que chegam aos nossos ouvidos.

    Grande abraco!


  • binarioman em 03.18.10

    è essa é uma idéia… como e que tipo de musica produzir… maneiro é .. mas requer estudo , pesquisa , paciência possivelmente um dia encaixa :) as idéias


  • Dakar@Carvalho em 03.18.10

    DJ RODRIGO 2U E FELIPPE FALOW. TUDOO.. PUTS CARA EU TAMBEM TO CANSADO DE VER DJ AI ROLANDO SETZINHO ATE NO PROPRIO VIRTUAL DJ E DIZENDO POR AI Q PRODUZ E QUE É O CARA.. ….

    CARA DJ E PRODUTOR REQUER MUITO ESTUDO E MUITO ESFORÇO.

    ABRAXX GALERA.. É NOSESSS…


  • @SergioBastosJr em 03.18.10

    Concordo com você em todos os sentidos! Estes dias até estive pensando se não estou ficando velho pra entrar no mercado, mas a música permeia minha vida desde adolescente quando estudava piano. Segui caminhos diferentes porque foi necessário, mas cheguei num momento de vida que me dei o direito de buscar aquilo que gosto. Quero fazer música pelo amor que tenho a ela e não pelo retorno financeiro ou somente para promover meu nome. Quero seguir meu estilo e sei que quem curtir o que eu fizer, tb me seguirá. Afinal, acredito que existe espaço para todos no mercado mundial! Valeu, Felippe, entrei em sua página somente hoje e li o que eu queria saber de um bom profissional da área e acho que estou no caminho certo! Grande abraço e sempre muita sorte a vc!!!!


  • @SergioBastosJr em 03.19.10

    Mais uma vez, concordo completamente!


  • @almiraraujo em 03.19.10

    Pô Felippe, é realmente difícil ter um DJ/Produtor, que expresse a sua opinião, ou tenha essa visão. O mercado hoje está cada vez mais conturbado, exagerado, engraçado. Hoje é complicado até mesmo definir estilo musical de forma pura, ou receitar formula mágica para o sucesso. Acredito que em uma tentativa que demonstrar conhecimento ou experiência, alguns colegas acabam se precipitando, e cedendo a pressão do mercado. Mas ainda acredito que há algo bom nessa situação, onde vão se destacar e sobreviver, somente quem gosta e leva a sério a sua profissão, ou hobby, seja ela, DJ ou Produtor, e de fato, toda essa onda que se formou, onde todo o DJ, tem que poduzir, vai terminar, mas acho que as mudanças vem sempre para nos mostrar coisas novas e evoluir, que assim seja. Um grande Abraço


  • Style em 03.19.10

    " Estes dias até estive pensando se não estou ficando velho pra entrar no mercado (…)"

    Cara, se houver feeling, amor e dedicação nunca é tarde. Mergulha de cabeça e materializa. Olha o exemplo dos Masters At Work, carreira notável com mais de 20 anos e ainda hoje agitam pistas em todo o mundo. Os anos vão passando mas o disco nunca pára de rodar e no fim de contas esse acaba por ser o espirito dos vencedores.

    Abraço para o pessoal que acessa aqui ao blog e para o Felippe Senne. Keep up the good work.


  • @djMarlonBueno em 03.21.10

    Tenho 16 anos, estudo musica à 8 anos e tenho 2 anos de experiências com DJs de Belo Horizonte, cursos e tocando em matinês em BH. Vejo as vezes caras que tocam a muito tempo e nao têm técnica, tocam apenas por que conhecem algum dono de alguma casa e tal. Ser DJ é muito mais que tocar no VIRTUAL DJ ou dar o play no CDJ é muito estudo, pratica e experiência e pra chegar a produzir também é preciso muito conhecimento. Não produzi nenhuma musica mesmo com muitas idéias na cabeça. Acho que tenho que aprender muito pra produzir legal, e não vejo essa necessidade de ter que produzir algum som por ser DJ, continuarei meus cursos e vou fazer musica com o coração como sempre fiz des dos 8 anos de idade quando tocava piano. Valeu Felippe ler este post foi mais uma experiencia pra mim acredit crescer assim ( me apelidam de mini DJ/kkk).


  • dudu nahas em 03.21.10

    eh o que eu sempre falo nas minhas palestras e evntuais aulas, ou quando dou uma dica para quem esta comecando….FACA POR AMOR, DEIXER VIR NATURALMENTE!! claro q estrategias de marketing sao essenciais, mas nao se esqueca do principal..a musica…


  • Embarque na nova realidade, crie um diferencial ou morra na praia (DJs) « www.ilankriger.net – DJ, produtor musical, professor e dono de selo em 03.21.10

    [...] que DJ não precisa ser necessariamente produtor e que produção musical também não é o único cartão de visita da classe, mas um novo tipo de artista está nascendo, ele não apenas baixa e toca as músicas da mesma [...]


  • Embarque na nova realidade, crie um diferencial ou morra na praia (DJs) | e-noh! – Eletronic Music Noh! em 03.24.10

    [...] que DJ não precisa ser necessariamente produtor e que produção musical também não é o único cartão de visita da classe, mas um novo tipo de artista está nascendo, ele não apenas baixa e toca as músicas da mesma [...]


  • dj deley gospel em 05.16.10

    Concordo plenamente e entendo que a musica tem que ser produzida com qualidade, e de fato a vontade de fazer um remix,acaba em um erro que será marcado em seu nome, em fim jamais postarei algo de que no meu entender,não seja profissional. por isto aki no brasil está esta ploriferação de tocadores de baile ou trocadores de musica, sem a minima noção de ajuste de pitch-compasso-bpm, em fim, a profissão de dj merece respeito. de produtor então , rs. Não me levem a mal, apenas um comentário.


  • Marco Ventura em 11.11.10

    Olá, concordo com todos. Voces fazem as musicas e eu executo as mesmas certo? Cada um no seu QUADRADO.


comente este post

Deixe seu comentário abaixo, ou trackback do seu próprio site.
Inscreva-se neste comentários.

:

: