DJ precisa ser produtor pra ser reconhecido?

Nosso querido DJ Rodrigo 2U fez um post no seu blog levantando o debate sobre a necessidade dos DJs de produzir seu próprio som para conseguir reconhecimento e sucesso profissional no mercado da emusic.

Confira o post completo: http://djrodrigo2u.blogspot.com/2010/02/dj-realmente-tem-que-ser-produtor.html

Qual é sua opinião? Vote na enquete abaixo.


MINHA OPINIÃO:

Particularmente eu acho uma grande besteira e perda de tempo um cara que é DJ (e que só gosta mesmo é de discotecar) inventar de fazer qualquer porcaria de track pra poder colocar no seu release que é produtor musical.

No final das contas o contratante do DJ vai chamar ele pra tocar se ele for um bom DJ, se sabe levar uma pista, se agita o público, e não porque ele fez um som qualquer.

Digo isso por experiência própria: eu sou sócio de uma produtora de eventos que promove festas mainstream aqui no Rio desde 2002, e nós nunca contratamos um DJ pra tocar em nossas festas só porque ele fez uma trackzinha fedorenta qualquer… nós contratamos DJs que sabem levar uma pista de dança.

Logicamente já contratamos artistas que tem músicas famosas… é outra abordagem, porém pra mim as duas coisas podem coexistir, tanto que por exemplo: um das exigências do Tiësto pra tocar no Brasil é que seu warm up seja feito por um DJ nacional de sua escolha, e o DJ que ele sempre escolhe não é produtor, porém é um excelente DJ.

Fazer música é pra quem quer se expressar pela música, e não pra usá-la como um simples cartão de visita!

É lógico que um DJ pode se tornar um grande produtor e vice-versa, mas música tem que ser feita por amor, por paixão, por uma necessidade verdadeira de se expressar… e não pra ser cartão de visita de DJ.

Um fato curioso: lembram daquela invasão de “lives” no nosso mercado e tudo quanto é DJ escrevendo live em seus releases? Pois é, essa besteira tá morrendo. Porque? Na minha opinião os contratantes viram que escrever “live” nos seus flyers pouco importa pro público e hoje em dia só conta mesmo quem faz live, um show ao vivo, de verdade: Booka Shade, Gui Boratto, Infected Mushroom…

Pra mim sempre vai existir na cultura club o cara que é o artista, que faz música e se apresenta no formato DJ, e o DJ de verdade, o cara que conhece tudo de pista e que é uma enciclopédia musical em termos de conhecimento de tracks.

Na minha opinião só vai ter sucesso aquele cara que é um bom DJ, ou um bom DJ + produtor, ou aquele que é um bom produtor… ficar enchendo linguiça no release não serve pra nada.

Deixe seu comentário.

Autor: Felippe Senne
Data: 2 de março de 2010
Categorias: Mercado, Polêmica
Tags: , , , , .

23 Comentários

  • @dvini_ em 03.02.10

    gostei do seu post cara.

    o complicado de hoje em dia é achar DJ bom.
    porque com a popularização da profissão, dj você encontra aos montes, mas os de qualidade está dificil.

    em relação a produção e discotecagem eu fico com o meio termo.
    ou seja ser dj e produzir suas tracks.

    isso vai de min claro, mas se eu não me sentisse bem produzindo, nem começaria. ficaria só na discotecagem mesmo.


  • Hugo Cardoso em 03.02.10

    Felippe, acho que a parte de produzir musica ajuda no aspecto do tal dj ter seu nome fora da sua cidade, ou seja, o cara faz uma, duas, ou mais tracks boas, se o nome dele esta em mais cidades ou paises, ajuda sim o cara a fazer mais sucesso…só que claro, só ajuda quem faz musica boa…


  • Marcus Varèse em 03.02.10

    Bom post Felippe,

    Eu penso em musica pelo menos 14 horas por dia, quando não penso estou dormindo.

    Acho que ser um bom dj não basta, até comentei no blog do Ilan, hoje as casas não contratam bons Djs, contratam djs que enchem a casa. E não adianta falar " Ahh mais se vc toca muito bem a casa vai encher"
    Errado, sabe por que? porque para o dono da casa pouco importa o que vai tocar, ele quer ver a casa cheia, gente consumindo, por mais que sua apresentação seja fenomenal, para o dono da casa o que vale é $$$ você trouxe para a casa, ai te pergunto ! mais esta função não é do promotor que por sua vez tem que divulgar não somente a casa mais tambem o artista que vai se apresentar na casa?

    Cheguei ao denominador comum, não basta ser DJ, tem que ser promotor, e para mim que sou das antigas não rola porque eu sou um profissional da música e não um promotor, é a famosa inversão de valores.

    Fico muito triste com isso, e mais ainda com uns djs que venho vendo nas baladas, pelo amor de deus, até a minha mãe toca melhor. Não quero ser o bom não, mais eu que venho da época do Vinil fico profundamente triste com as técnicas desses meios Djs, e pior ainda é saber que o cache de um cara desse ai é maior que o seu.

    Só estou desabafando mesmo, só deus sabe o quanto amo esta profissão, até já chorei de verdade e pensei em desistir, mais sei que um dia meu talento será reconhecido, mesmo que isso aconteça quando estiver pendurando a chuteira !!hehehehehe….

    Como produtor ainda estou engatinhando mais graças a deus já tenho alguns resultados bons, em breve 2 remixes da gringa feitos por mim estarão no beatport pena que não posso mostrar pra galera e o que me animou a fazer remixes foi o Felippe com sua musica Bingo Gringo, já tenho 400 estalécas garantidas para comprar musicas no beatport hehehehehe, mais queria mesmo em din din….

    É isso galera, já desabafei e acho que é importante sim se dedicar, ter paixão, amor ao que mais gosta seja discotecar ou produzir, o importante é fazer bem feito, mesmo que poucos reconheçam seu trabalho, mais quando for lembrado sempre será com boas referencias.

    Abraços galera to virando fã desses blogs rapaz, até 5 meses atrás nem sabia o que era isso! hehehehe.


  • FRAGMEN em 03.02.10

    Grande post Felippe…
    Um apanhado geral se vc for ver mesmo.. todos estão certos e deicharam aqui seus pontos de vista!!
    Perfeito, cada um tem sua própria experiencia.
    E um trabalho seja ela qual for… definitivamente precisa ser bem executado, pois estão todos de olho, não é??
    Acredito que fazendo a coisa bem feita.. e acima de tudo com o coração uma hora ou outra a coisa engrena…
    começa a desenvolver uma sensibilidade para a produção musical ou apenas para apresentação como DJ set, como você mesmo disse, ele acaba virando uma inciclopédia ambulante de ‘tracks’, pois é isso mesmo que o verdadeiro DJ é um grande conhecedor musical…
    Um grande abraço, e obrigado pelo post!!

    att.:
    Fragmen


  • bitproduction em 03.02.10

    A resposta a essa pergunta é bem simples. Não.
    Um ótimo DJ vai morrer de fome? Não.
    Um ótimo produtor vai morrer de fome? Não.
    Um ótimo DJ/produtor vai morrer de fome? Não.

    Eu não sou DJ, nunca fui e não pretendo ser. Mas acho que os Djs devem abrir um pouco a visão que eles tem sobre o mundo da musica. Tem muito DJ, mas MUITO mesmo, que acha que o termo produtor se refere exclusivamente ao DJ que faz suas próprias tracks.

    Ou você acha que o Dr.Dre e o Timbaland são produtores por que eles fazem as tracks deles? O Timbaland é chamado de produtor, porque ele pegou a Nelly Furtado que não era nada e botou ela no topo. Foi só por causa das batidas dele? Ele gosta de falar que sim, mas é claro que não. Ele (e a gravadora) mudou completamente a imagem dela. O Dr.Dre não precisa nem de introdução.

    Eles fazem tracks pros artistas? Fazem. Beleza. Mas o trabalho dos caras não se resume a isso. Eles precisam extrair o melhor do artista, criar uma identidade sólida e abrangente. Precisam polir o produto final.

    Por isso eu acho que o termo produtor é muito grande para uma função tão pequena quanto uma pessoa que faz suas próprias tracks.

    PRODUZIR (no sentido verdadeiro da função) suas próprias musicas, ou seu álbum, é como ser seu próprio advogado. Não é bom. O que eu vejo o "produtor" fazer é compor. Mas ao invés de compor uma musica no piano, ele programa todos os instrumentos, como se fosse uma banda.

    Claro que também tem muito DJ/produtor que realmente é produtor, porque de fato produzem outros artistas.

    Falei pra caralho, não sei nem se deu pra entender.
    cheers


  • Marcus Varèse em 03.02.10

    Concordo em partes com você, mais descordo de muitas.

    Acho que o mercado não esta para descobrir talentos e sim celebridades (Momento atual que ainda irá perdurar alguns anos), acho que cada um tem sua opinião e respeito a todas e gostei da sua posição mais para quem esta no mercado de Djs e não esta na fama sabe que não funciona muito bem assim, pouco espaço para desconhecidos, pode até funcionar mais para quem tem recursos para investir, sou a favor de descobrir novos talentos e lapidar, acredito que o produto final terá maior valor porque ali tem sentimento no que esta sendo feito.

    Eu também falei pra caralho mais é isso ai, e produtor pode ser definido de varias formas tambem, não se limite a dizer que o produtor faz apenas isso ou aquilo, quem já trabalhou em gravadoras de grande e médio porte sabe que não funciona bem assim .

    Caracas, eu tambem falo demais !! Jesus!! hehehehe
    Abraços


  • bitproduction em 03.02.10

    Entendi o que você disse, mas creio que você não entendeu muito bem o que eu falei. Não quis dizer que um ótimo DJ vai ser celebridade, rico e famoso. Falei que um ótimo DJ não vai passar fome (ser rasoavelmente bem sucedido).

    Sobre ser produtor, você entendeu o oposto do que eu falei. Vou repetir "eu acho que o termo produtor é muito grande para uma função tão pequena quanto uma pessoa que faz suas próprias tracks". Pra mim ser produtor engloba diversas funções, muito mais funções do que produzir a própria track. Se o cara é produtor porque ele fez uma track em casa, eu sou piloto porque eu estacionei meu carro no supermercado (cometi este exagero s;o pra deixar exemplificado, obviamente uma coisa não tem a ver com a outra).

    Valeu, espero ter deixado mais claro agora.
    cheers


  • bitproduction em 03.02.10

    Só pra deixar claro, essa é MINHA opinião. Eu não me considero produtor (baseado no meu conceito de produtor), mas talvez você ou outra pessoa me considere. E tá beleza. Ninguém vai morrer.


  • Marcus Varèse em 03.02.10

    Hehehehe.. ja visitei, alias, parabens pelas musicas man, ótimos sons e curti pacas a faixa smoking a joint in the middle, boa demais mesmo !!!

    Sim, acho que estava mesmo faltando isso, alguem que fale a verdade, que tenha opiniões diferentes, discutir um tema que agregue para o desenvolvimento de um trabalho legal.

    É nózes man e vou add o seu aqui tambem nos meus favoritos, estou colecionando Blogs bons hehehehehe….


  • felippesenne em 03.02.10

    Porra, matou a pau André!

    Você citou exemplos de verdadeiros PRODUTORES FONOGRÁFICOS, o cara que conhece todo o processo por trás da indústria e por trás dos conceitos mais abstratos na criação da música.

    O Produtor Fonográfico é um somatório de produtor musical, produtor executivo, técnico de gravação, diretor de mkt, e muito mais.

    É o cara que cuida da cadeia completa, desde extrair a idéia da cabeça do artista que ele está trabalhando, indo pela gravação, edição, mixagem, masterização, até a hora de decidir como será feita a inclusão deste artista no mercado e todas as ações de mkt.

    Tu é o cara, uhauauhauha, ótimos exemplos.

    Abraçoss!


  • felippesenne em 03.02.10

    Tá certo mano, se vc curte os dois lados da moeda e faz de coração aberto, melhor ainda, hehehe, vc estará presente 100% nos dois mercados.

    Abraços!!


  • Marcus Varèse em 03.02.10

    Claro você esta certíssimo e nem questionei, como disse também é minha opinião, e acho importante a gente trocar esse tipo de informação aqui no blog e por isso que estou cada vez gostando mais de freqüentar blogs para poder discutir pontos interessantes relacionados a musica que é o nossa obra prima das discussões .

    Abraços Bitproduction


  • bitproduction em 03.02.10

    É nói. Aproveita e visita o meu também (jabá)!
    E tem que ter discussão mesmo (no bom sentido). Se todo mundo ler e só falar que você é foda, fica ruim. Não desenvolve o assunto. Aqui no Brasil não falta talento, dedicação e nem capacidade. O que falta aqui é conversa. Falta pegar os assuntos e debater até esgotar, desenvolver, criar. Por isso eu ainda tenho inveja dos fóruns gringos. Aqui você faz um tutorial ou um dá uma dica e nego só fala "porra que foda". Tem que falar "porra que foda, você também pode fazer isso, isso e isso…". Mas já tá melhorando. Devegar e sempre.


  • felippesenne em 03.02.10

    Concordo, acaba que pro DJ a música funciona como um grande divulgador do seu nome.

    Mas é claro: se a música for boa! :P

    Abraçoss


  • felippesenne em 03.02.10

    Valeu pela contribuição, mano!!

    Abraços


  • Diego em 03.02.10

    Calma calma não vamos desmerecer ninguem, se uns tem mais tempo de estudo e outros não só o tempo pode julgar isso!
    Ja pensou… para se tornar um bom produtor ou ser um bom dj fosse facil ai todu mundo ai em cima tava lascado!
    Muitos mo Brasil entram nesse mundo se arriscando ou teimosia mesmo e são poucos que ao longo do tempo conseguem destaque.

    Mas que isso é fato é em outros paises nas escolas a música ja esta presente em suas aulas um costume natural que desde pequeno as crianças ja lidão com instrumentos, tendo uma leve noção sobre notas armoniozas timbres e tudo mais…

    Não desmerecendo os gringos mas o Brasil tem muito produtor que começou leigo e ta ai mundo a fora BRASIL È KILLER

    E vamos rezar pra não da um terremoto aqui ou ai e o teto de nosso ou vosso Home studio cairem sobre nossas cabeças ai lasca mais ainda e da pra chora um monte …Um bom senso de humor ajuda!

    eu sim falei dimais :D

    Abraços


  • felippesenne em 03.02.10

    Diego, vc tem toda razão, nós aqui no Brasil somos bem teimosos, mas uma teimosia totalmente positiva como você muito bem mencionou! =)

    Nas escolas que estudei (olha que eram particulares) o esporte sempre foi bem largadão, e aula de música ou qualquer outro tipo de arte sequer passou perto de ter.

    Brasileiro é teimoso, criativo, perseverante, guerreiro… mesmo com todos os contras que temos no nosso país a gente consegue se sobressair no mundo.

    O que eu tô defendendo nesse post é que se o cara vai fazer música, que faça de coração, e não só pra tentar arrumar umas gigs ou um cachezinho mais alto.

    Valeu pela participação!!

    Abraçoss


  • bitproduction em 03.02.10

    Valeu Marcus. Essa musica realmente é uma das preferidas de todo mundo. Acho que pelo nome! haha

    Cheers


  • bitproduction em 03.02.10

    Eu tive aula de educação artistica. Educação Artisitica na minha escola se resumia a desenhar. As outras artes? há. Quer aprender no Brasil? Primeiro aprende inglês, depois corre atrás.

    E quando já tiver as manhas, monta um blog igual ao do Felippe. Pra ensinar o resto da galera.


  • Diego em 03.02.10

    Grato "Felippe Senne" nesse blog e do ilan Kriger no "style" que procuro me aperfeiçoar ja colhi bastante coisa e obrigado ao blog do "Senne"… e outra eles ja são bastante competentes e não precisam de concorrencia pelo menos da minha parte!

    Em meus favoritos eu só sigo esses dois mesmo !

    O bom do blog é a liberdade de se espressar nos comentarios :D (KILLER essa parte)

    Enfim parabens ao blog novamente. E quem sabe no futuro eu encontre um blog simples e de bom conteúdo como "estes" … e entre um terceiro em minha lista :D

    Obrigado novamente pelo espaço

    Abrass


  • @dupl1cat0r em 03.02.10

    É um conceito abrangente esse de produtor ( tem esse lado de acompanhar toda a trajetoria da criaçao a ARTE FINAL ) eu acho que ser DJ só DJ e ama de coraçao ta DENTRO tb …caralho…sao 3 da matina e ganhei essa ninharia..mas to felizao . Já um Produtor de musica eletronica ( falando de mim meu ponto de Vista ) é um cara amante da musica que se amarra em criar sua musica , agora eu ser Famoso , eu Ser Talentoso …to longe….E que DJ NÃO PRECISA SER RECONHECIDO como produtor o pessoal tá na pressão é isso e aquilo …faz o que sente sendo DJ ,sendo produtor musical , sendo musico , sendo VJ …tenho dito!!!!


  • Dj Viktor Mello em 03.04.10

    Primeiramente parabéns pelo site, muito legal sua iniciativa . Sou novo nesse ramo de produção da E-MUSIC o legal de produzir é ver outras pessoas tocando sua versão, sua criatividade sua melhoria em cima da música, ja no meu caso eu faço extended e edições em hip hop e pop, isso deu um grande up na carreira, pq nao sou residente de nada. Muitos djs agradecem, e meu site tem acesso mundial de vários países e estados. Mas não e facil nos dia de hj elaborar um remix, com esse mundo de milhares de mp3 sua musica passa em branco. Tem que fazer com amor suas produções e da o melhor de ti, não faça por fazer como muito dj faz, faz um extended mix e acha que vai ficar famoso rs. Eu nunca peguei para produzir musica eletronica, mas vou tentar em breve. Abração e Sucesso para você !!!!!
    Te adicionei no MSN, eu acho que ser produtor é importante é um diferencial do mercado e conta mais concerteza. DAVID GUETTA, DJ CHUCKIE, FELIPE GUERRA ENTRE OUTROS ESSES SÃO ALGUNS EXEMPLOS !!!


  • Visitante em 03.06.10

    Bom, disse tudo. O problema é quando a pessoa só conhece música eletrônica e usa só os termos ligados à ela, limitando suas idéias. Dando um outro exemplo, o que acontece com o rock. Existe uma banda, compõem as letras e melodias. Ok. Aí entra o produtor que vai analisar a criação da banda, mudar alguns elementos, acompanhar a gravação, mizagem, etc… Case clássico: Nirvana com o Butch Vig, que saiu no Nevermind.
    Uma coisa é compositor. Outra é produtor. Vc pode ser compositor e produtor da sua música, porém é um tanto arriscado, pois terá somente seu ponto de vista, e a visão de outra pessoa sobre a obra pode ser muito enriquecedora.
    Para ser um produtor medíocre, invista na qualidade do seu set. Se vc gosta de compor, realize! Bons DJs vão se encarregar de divulgar seu trabalho pelas pistas do mundo. Se faz ambas as coisas, ótimo também.


comente este post

Deixe seu comentário abaixo, ou trackback do seu próprio site.
Inscreva-se neste comentários.

:

: